Curiosidades Militares

O avião mais rápido do mundo: North American X-15

0
O avião mais rápido do mundo: North American X-15
O avião mais rápido do mundo: North American X-15

O avião mais rápido do mundo: North American X-15

 

O avião mais rápido do mundo foi projetado pelos Estados Unidos, e recebeu o nome de ‘’American X-15’’. Ele se tratava de um avião experimental, e foi utilizado pela Força Aérea dos EUA e também pela NASA. Este avião foi projetado para atingir velocidades hipersônicas e viajar em altitudes superiores a 100 quilômetros, altura a qual concede classificação de astronauta ao respectivo piloto, por conta de exceder os limites dos voos tradicionais.

O problema é que seu sistema de decolagem não era nada promissor, ele necessitava de um bombardeiro para ser colocado no ar, só assim os seus motores de foguete XLR-99 poderiam ser acionados, dando início ao voo do X-15. Sem esses preparativos, este avião nem mesmo seria capaz de se afastar do solo.

Outro detalhe curioso, é que o North American X-15 teve participação direta da NASA, através do programa Apollo, que foi responsável em levar o Homem à Lua. Isso tudo ocorreu pelo fato de que o Z-15 possui capacidade de sobrevoar altitudes elevadíssimas, possibilitando coletar informações importantes sobre a realização de manobras nesta altitude. 

A velocidade máxima deste avião experimental é de 7.273 km/hora. Número o qual supera em muito a velocidade registrada em aviões comerciais ou até mesmo aviões de guerra, além disso, o X-15 possui uma fuselagem extremamente resistente a todo tipo de condições climáticas. Entre os aviões comerciais, um dos mais velozes é o Airbus A330 Neo e o Boeing 787, que atingem cerca de 1.050 km/hora. 

É importante ressaltar que é impossível conceder a velocidade de um X-15 para um avião comercial, levando-se em conta os riscos, recursos e a inviabilidade que acompanha esta velocidade hipersônica. 

Mas apesar disso, existem startups que estão trabalhando em projetos de aviões comerciais com velocidades hipersônicas, como é o caso do projeto Hermeus, o qual busca projetar aviões com um tamanho inferior aos modelos comerciais tradicionais, comportando até 20 passageiros.

O projeto Hermeus teve seu nome inspirado em ‘’Hermes’’, o deus grego que é constantemente associado à velocidade. A expectativa é de que a Startup finalize o projeto até o ano de 2029, mas até então as datas não passam de especulação. 

Clique para classificar este post!
[Total: 0 Média: 0]
felipeblazerz
Redator há mais de 3 anos. Felipe é amante da filosofia e da geopolítica.

    V-1, o zumbido da morte: a arma alemã que aterrorizou os ingleses

    Artigo anterior

    Pílula número 9: O comprimido ‘’cura tudo’’ da 1ª Guerra Mundial

    Próximo artigo

    Comentários

    Os comentários estão fechados.