Artigos

Operação Brother Sam: A intervenção de 64

0
Operação Brother Sam

Início » Artigos » Operação Brother Sam: A intervenção de 64

Conheça a operação Brother Sam, uma operação em apoio ao regime militar

A Operação Brother Sam foi executada pelo governo dos Estados Unidos, perante a ordem de apoiar ao regime de 1964 caso acontecesse algum imprevisto ou resposta por parte dos militares que apoiavam o então presidente João Goulart.

Em 31 de Março de 1964, deu-se início a Operação Brother Sam, que, segundo registros liberados pelo governo norte-americano, resumia-se no envio de milhares de armas e munições, navios carregados com 130 mil barris de combustível, um navio de transporte com cerca de 50 helicópteros com tripulação e armamento, uma esquadrilha de aviões de caça, um porta-aviões classe Forrestal, um encouraçado,seis destróieres, além de uma embarcação de transporte de tropas, e 25 C-135 para transporte de armamentos.

Aproveite este pacotão promocional! Os seis cadernos sobre o regime militar (1964-1985), com 20% de desconto. De R$ 95 por R$ 76!

resumindo-se de toda a força militar da Frota do Caribe, liderada por um porta-aviões da classe Forrestal da Marinha dos Estados Unidos, além de todas os navios e aeronaves de apoio requeridas a uma invasão rápida do Brasil pelas Forças Armadas Americanas.

planodaoperacaoGordon queria a intervenção rapidamente, se a intervenção não tivesse vingado, o Brasil seria invadido, a poderosa Frota do Caribe estava a 50 milhas náuticas ao sul do Espírito Santo, nas águas próximas à cidade de Rio de Janeiro (cidade).

A Operação nunca chegou a ser colocada realmente em prática. Ela só seria realmente deflagrada caso houvesse a possibilidade explícita de uma guerra civil. Sendo assim, o reforço militar americano foi chamado de volta no dia 3 de abril de 1964. Para acobertar a situação, Lindon Gordon chamou o deslocamento da Frota do Caribe de um “exercício simulado”.

Apenas em 1976, quando o repórter do Jornal do Brasil, Marcos Sá Correa, teve acesso aos documentos, até então classificados, é que se teve o devido esclarecimento sobre as atividades militares norte-americanas na época do Regime Militar. Mesmo não tendo sido totalmente deflagrada, a Operação Brother Sam mostra que a intervenção militar por parte dos EUA não era só provável, como real e massiva.

Clique para classificar este post!
[Total: 1 Média: 5]

WebStories da Fatos Militares

Lane Mello
Fundador e Editor da Fatos Militares. Jovem mineiro, apaixonado por História, futebol e Games, Dedica seu tempo livre para fazer matérias ao site.

O Regime Militar Brasileiro de 1964

Artigo anterior

Exército Brasileiro encomenda 1.580 blindados VBTP-MR Guarani 6×6

Próximo artigo

Comentários

Os comentários estão fechados.

Mais Artigos