Conheça 5 pessoas famosas que lutaram no Dia D

Em 6 de junho de 1944, os Aliados iniciaram a invasão crucial da Normandia na costa norte da França. As forças aliadas sofreram grandes baixas, mas a campanha acabou expulsando as forças alemãs da França.

Você sabia que essas cincos pessoas famosas participaram da invasão do Dia D?


John Ford

John Ford
John Ford serviu na Marinha dos Estados Unidos e era o chefe da unidade fotográfica do Escritório de Serviços Estratégicos.

O diretor John Ford, famoso por faroestes como “No Tempo das Diligências” e “Rastros de Ódio“, participou do maior desembarque anfíbio da história, a invasão da Normandia.

Como comandante da Reserva Naval dos EUA, Ford liderou uma equipe de cinegrafistas da Guarda Costeira dos EUA na filmagem de um documentário sobre o Dia D para a Marinha.

Seu filme sobre a invasão da Normandia, finalmente, viu um lançamento muito limitado para o público, devido à quantidade de baixas Aliadas. Grande parte da filmagem do Dia D desapareceu desde então, de acordo com o Los Angeles Times. 

James Doohan

James Doohan

O ator James Doohan é amado entre os fãs de Star Trek por sua interpretação do engenheiro-chefe Montgomery “Scotty” Scott.

Anos antes de vestir o uniforme da Frota Estelar, Doohan entrou para o Exercito Canadense durante a Segunda Guerra Mundial. Durante a invasão da Normandia, ele desembarcou na Praia de Juno e atingiu dois atiradores antes de ser baleado por seis disparos vindo de uma metralhadora alemã, segundo o site Today I Found Out. Ele perdeu parte de um dedo, mas a esqueiro de prata no bolso impediu que uma bala perfurasse seu coração.

David Niven

David Niven

O ator britânico David Niven, ganhador do Oscar, tornou-se tenente-coronel dos Comandos Britânicos durante a Segunda Guerra Mundial. Na invasão do Dia D, ele comandou a Unidade de Sinais Fantasmas, de acordo com o New York Post. Esta unidade foi responsável por manter os comandantes da retaguarda informados sobre as posições inimigas.

Conheça: Operação Overlord – O desembarque na Normandia – Dia D


Depois da guerra, ele se recusou a falar muito sobre sua experiência militar.

JD Salinger

JD Salinger

O autor do famoso livro “O Apanhador No Campo De Centeio”, JD Salinger, pertencia a uma unidade que participou da invasão na praia de Utah no Dia D. De acordo com a revista american “Vanity Fair”, Salinger levou vários capítulos de sua grande obra com ele quando ele invadiu a costa da França.

Alec Guinness

Alec Guinness

Alec Guinness foi mais um famoso que participou do desembarque na Normandia. durante a invasão, ele transportou soldados britânicos em um barco de desembarque durante o Dia D.

Guinness estrelou diversos filmes como: Star WarsA Ponte do Rio Kwai.

5 Pessoas famosas que lutaram no Dia D
4 (80%) 4 Voto[s]


Assine nossa Newsletter

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here