MundoNotícias Militares

Rússia ataca Ucrânia! 

0
Rússia ataca Ucrânia!
Rússia ataca Ucrânia!

Rússia ataca Ucrânia! 

A guerra começou, Putin declarou que iniciará uma ‘’Operação Militar Especial’’ nos territórios Ucranianos, e desde então já ocorreram diversos bombardeios em pontos estratégicos da Ucrânia.

Um dos principais alvos das tropas russas têm sido os aeroportos, por conta de configurarem um ponto crucial estrategicamente. Poucas horas antes do ataque ser iniciado, Biden já previa que a guerra se iniciaria neste dia, e inclusive declarou que os Estados Unidos tomará medidas em protesto às atitudes da Rússia. Muito provavelmente será imposto um embargo econômico contra os russos, partindo dos EUA e União Europeia.

Uma das principais exigências que Putin havia feito à Ucrânia era relacionado ao não envolvimento com a OTAN, pois o líder russo via um grande risco para a nação russa caso a Ucrânia passasse a ser um membro oficial da OTAN. 

Mas além disso, há inúmeros outros fatos envolvidos nesta guerra. Historicamente a Ucrânia possui uma forte ligação com a Rússia, na época da União Soviética a nação ucraniana fazia parte da URSS. E mesmo antes de tal período, o território já foi parte das terras russas.

Separatistas

Recentemente Putin reconheceu oficialmente os separatistas ucarnianos. Estes desejam se separar da Ucrânia e se anexarem ao território russo. E com o reconhecimento de Putin, parte do território ucraniano iria conceder terras e bases militares ao ‘’gigante vermelho’’, ou seja, a Rússia passaria a ter maior poder sobre a Ucrânia.

Além disso, o líder russo vem usando o discurso de que a invasão na verdade seria uma forma de proteger os separatistas, tentando justificar a sua invasão. Mas a verdade é que o resto do mundo não está vendo isto com bons olhos, tanto os EUA quanto a União Europeia estão tecendo duras críticas às atitudes de Vladimir Putin.

Até o momento a maior parte dos bombardeios foram em pontos estratégicos, e por este motivo o número de mortes ainda não é grande. Mas conforme a guerra se intensifica, o risco de termos um grande número de baixas vem aumentando drasticamente.

Clique para classificar este post!
[Total: 0 Média: 0]
felipeblazerz
Redator há mais de 3 anos. Felipe é amante da filosofia e da geopolítica.

    Boris Johnson afirma que Rússia planeja guerra desde 1945

    Artigo anterior

    Rússia x Ucrânia: veja uma comparação de efetivo militar e poderio bélico dos países

    Próximo artigo

    Comentários

    Os comentários estão fechados.

    Mais Mundo