Conheça o Schwerer Gustav uma poderosa arma criada pela Alemanha Nazista

Durante o Terceiro Reich, Hitler ordenou a criação de diversas armas, algumas delas não saíram do papel ou simplesmente não foram produzidas em larga escala. Outras porém, acabaram sendo aperfeiçoadas pelos aliados nos anos seguintes.

Nesse primeiro artigo sobre as Armas secretas de Hitler, iremos falar sobre o canhão Schwerer Gustav. Veja:


Schwerer Gustav é um canhão ferroviário fabricado pelo metalúrgico alemão Gustav Krupp, seu desenvolvimento começou em no final dos anos 30.

Em 1941, um ano depois da invasão da França, Krupp apresentou seu enorme canhão, que ele ofereceu de graça ao exército de Hitler, para mostrar sua contribuição com o esforço de guerra, de acordo com o historiador C. Peter Chen.

Schwerer Gustav tinha cerca de 12 metros de altura, com 47 metros de comprimento, pesando 1.350 toneladas e disparava um projetil de até 7 toneladas através de um tubo de 30 metros de comprimento. 22 pessoas podiam sentar-se alinhadas no cano da arma. A impressionante arma tornou-se conhecida como o “Grande Gustav“.

Foi construída duas armas deste tipo, sendo a segunda chamada Dora. Foi levada brevemente para combater em Stalingrado, mas os alemães a retiraram rapidamente quando os soviéticos ameaçaram cercar a arma. Dora foi quebrada antes que a guerra terminasse e foi descoberta no oeste por tropas americanas.

Canhão Dora
Soldados americanos em cima do Canhão Dora

Em fevereiro de 1942, Gustav foi levado  por um trem de 25 vagões com destino á Crimeia para participar do cerco a Sebastopol durante a Operação Barbarossa.

Depois que Gustav chegava à localização de onde partiria o ataque, eram necessários 500 soldados para montar e operar o canhão.

Vejam: Por que os trens blindados são coisa do passado ?


Conheçam as 6 armas de fogo mais estranhas da história

O cerco a Sebastopo foi o primeiro teste em combate do canhão; que em maio iniciou-se o posicionamento e em 5 de junho ele estava pronto para disparar. Nesse dia o canhão disparou catorze projéteis contra os Soviéticos, ao todo foram disparado 48 projeteis.

Durante todo cerco, Schwerer Gustav fez 300 disparos contra Sevastopol

Para recarregar e posiciona esse “Monstro” demorava cerca de 30-45 minutos.

No fim dos ataques, a cidade de Sebastopol estava em ruínas. O cano original do Gustav ficou desgastado e teve que ser substituído por um cano reserva, na qual foi levado para o norte de Leningrado. O canhão foi posicionado a cerca de 30 km da cidade, entretanto, o ataque foi cancelado. Posteriormente ele foi reconduzido à Alemanha para reparos na fábrica Krupp.

pesado Gustav

Em abril de 1945 o canhão foi destruído pelos alemães para evitar sua captura, seus destroços foram encontrados pelos aliados em uma floresta a 15 Km do norte de Auerbach.

Os altos custos tanto em materiais quanto em mão de obra impossibilitaram a produção em larga escala do canhão. A dificuldade de locomoção limitou a utilização desta arma. Contudo, seu poder de fogo era incomparável, em poder de propulsão e detonação dos projéteis, e certamente esta arma retrata muito da incrível engenharia de guerra alemã.

Conheça: Gotha Go 229 – Armas secretas de Hitler

Gostou desse primeiro episodio sobre as Armas secretas de Hitler ? Compartilhem com seus amigos e comentem sobre o tema !

Avalie esta postagem


Assine nossa Newsletter

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here