Descubra o que foi o Comunismo de Guerra?

A estratégia foi adotada pelos bolcheviques russos durante a guerra civil que ocorreu no país, logo após a Revolução de Outubro de 1917.

Comunismo de Guerra foi o nome dado ao sistema econômico que existia na Rússia de 1918 a 1921. O comunismo de guerra foi introduzido por Lenin para combater os problemas econômicos provocados pela guerra civil na Rússia. Foi uma combinação de medidas de emergência e dogmas socialistas.


Uma das primeiras medidas do comunismo de guerra foi a estatização da terra. Bancos e navios também foram estatizados e o comércio exterior foi declarado monopólio estatal. Lenin enfatizou a importância dos trabalhadores mostrarem disciplina e vontade de trabalhar duro para que a revolução sobrevivesse.

Uma brigada bolchevique
Uma brigada de requisição bolchevique

Em 28 de junho de 1918, foi aprovado um decreto que pôs fim a todas as formas de capitalismo privado. Muitas grandes fábricas foram tomadas pelo Estado, e em 29 de novembro de 1920, qualquer fábrica/indústria que empregava mais de 10 trabalhadores foi estatizada. O comunismo de guerra também assumiu o controle da distribuição de alimentos.

Leon Trotsky
Leon Trotsky à frente de uma tropa do Exército Vermelho

As origens do comunismo de guerra têm sido objeto de intenso debate entre historiadores. Para os da esquerda, era essencialmente uma resposta pragmática às exigências militares da guerra civil; enquanto para aqueles da direita derivou diretamente da ideologia leninista. O argumento tem implicações mais amplas para a natureza e o desenvolvimento do regime soviético.

Aleksandr Vasiliyevich Kolchak
Aleksandr Vasiliyevich Kolchak (1874 – 1920) foi um comandante naval russo, explorador polar e líder de parte do Exército Branco antibolchevique durante a guerra civil russa. Kolchak foi derrocado em dezembro de 1919, e em janeiro de 1920 entregue aos bolcheviques e fuzilado em Irkutsk.

A Guerra Civil Russa terminou efetivamente em 1920. Durante este período, tropas de ocupação de 13 países estrangeiros mais exércitos e milícias de diversos matizes políticos, ex-generais tzaristas, republicanos liberais (cadetes), milícias anarquistas do exército insurgente makhnovista, reunidos no que se convencionou chamar de Exército Branco, tentaram derrotar a Revolução bolchevique para fazer voltar o status quo anterior. O Exército Vermelho foi o único vencedor da guerra, após a qual foi constituído o Estado soviético sob liderança dos bolcheviques.

Organizado a partir de: Hoje na História: 1920 – Guerra civil russa termina com a tomada de Sebastopol pelos bolcheviques

Section 7: The Russian Civil War

War communism


Afinal, o que foi o Comunismo de Guerra?
3.7 (73.33%) 12 Voto[s]


Assine nossa Newsletter

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.