Alan Turing foi um matemático, criptoanalista e cientista da computação britânica, ficou conhecido como o Pai da Computação por ser uma grande influencia no desenvolvimento da computação moderna.

Mas como um homem assim pode ser considerado um Herói da Segunda Guerra Mundial ?

Turing trabalhou num centro especializado em quebra de códigos para inteligência Britânica em Bletchley Park, durante a Segunda Guerra Mundial. Ele desenvolveu uma série de técnicas para quebrar os códigos alemães, incluindo o método da bomba eletromecânica, uma máquina eletromecânica que poderia encontrar definições para famosa máquina alemã conhecida como “Enigma”.

A Enigma conseguia transformar uma simples mensagem entre dois generais nazistas em uma mensagem indecifrável, a não ser que você tivesse outra Enigma para decodificar a mensagem. E os britânicos não tinham qualquer máquina que fizesse este serviço.

Após o trabalho de Alan Turing, todas as mensagens codificadas pela máquina nazista Enigma eram descifradas pela “bombe”.

Turing introduziu sua equipe em Bletchley Park ao matemático Tommy Flowers, que em 1943 projetou o Colossus, um computador que ajudou a decodificar outra máquina criptográfica alemã, o Lorenz.

Antes de seu trabalho, os Aliados ficavam com medo de navegar no Canal da Mancha, pois tinha uma grande presença de submarinos alemães na região.

Depois da guerra, trabalhou no Laboratório Nacional de Física do Reino Unido onde pesquisou e trabalhou no projeto para o programa de armazenamento de dados. Criou o Manchester 1, o primeiro computador com as diretrizes parecidas com as de hoje.

Em 1952, Turing foi condenado por homossexualidade, que era ilegal no Reino Unido na época, e ele aceitou o tratamento com hormônios femininos e castração química, como alternativa à prisão. Dois anos depois, Alan Turing cometeu suicídio por ingestão de cianeto. Em 2013 ele recebeu o perdão real da rainha Elizabeth II, da condenação por homossexualidade.

Turing não pegou em armas, mas salvou milhares de vidas com sua invenção que mudou o Mundo.

O filme “O Jogo da Imitação” lançado em 2014, conta a historia de Alan Turing e sua equipe, o mesmo recebeu indicações para muitos prêmios, vencendo o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado em 2015.