Conheça algumas curiosidades sobre as cruzadas, uma serie de tentativas para conquistar Jerusalém.

As Cruzada e um dos movimentos militares de inspiração cristã que partiram da Europa Ocidental em direção à Terra Santa (nome pelo qual os cristãos denominavam a Palestina) e à cidade de Jerusalém com o intuito de conquistá-las, ocupá-las e mantê-las sob domínio cristão. Estes movimentos estenderam-se entre os séculos XI e XIII, época em que a Palestina estava sob controle dos turcos muçulmanos.

As cruzadas foram tropas ocidentais enviadas à Palestina para recuperarem a liberdade de acesso dos cristãos à Jerusalém.


A expressão “Deus vult” vem do latim que significa: “Deus quer”, “Deus quer isso”. Esta expressão foi usada pelo papa Urbano II, quando convocou a primeira Cruzada.

No discurso de convocação para a 1ª Cruzada (1095), o papa Urbano II disse que todos aqueles que lutassem contras os muçulmanos iriam para o Paraiso e teriam todos seus pecados perdoados.

As Cruzadas Medievais foram financiadas, por reis, nobres e pela Igreja Católica.

A maior parte dos cruzados, Tiveram  que percorrer cerca de 3.000 km a pé em direção à Terra Santa em 1096, durante a Primeira Cruzada.

O termo “cruzadas” não era usado no período em que estes eventos históricos aconteceram. As pessoas desta época chamavam estes acontecimentos de “guerra santa” e peregrinação. Do ponto de vista dos muçulmanos, as cruzadas nada mais eram do que invasões, portanto, chamavam estes eventos de “invasões francas”.

Além de cavaleiros, muitos camponeses, religiosos e aventureiros foram lutar, mesmo sem nenhum preparo, na Primeira Cruzada em 1096.

De acordo com estudos de historiadores, cerca de 1 milhão de pessoas (cristãos e muçulmanos) morreram devido as Cruzadas


8 Curiosidades sobre as Cruzadas
5 (100%) 1 Voto[s]


Assine nossa Newsletter

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.