O Instituto Clima e Sociedade (iCS) e a Embaixada da Alemanha em parceria com o Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio promovem um evento internacional sobre os impactos do clima sobre a segurança nacional. O encontro intitulado “Clima e Segurança” reunirá especialistas nacionais e estrangeiros, como Alexander Carius, fundador e diretor geral da adelphi, da Alemanha; John Conger, diretor do Centro Clima e Segurança, dos Estados Unidos; e Marianela Curi, diretora executiva da Fundação Futuro Latinoamericano, do Equador, entre outros debatedores.

O objetivo do evento é discutir os riscos de segurança relacionados ao clima do ponto de vista internacional e geopolítico, mas também de uma perspectiva nacional, a partir de diferentes atores brasileiros. A iniciativa abordará as experiências de países desenvolvidos e em desenvolvimento, assim como situações relacionadas ao contexto brasileiro.


A relação entre mudanças climáticas e segurança nacional

Anúncios

Um acelerador de instabilidades políticas e sociais: esta poderia ser uma das definições do aquecimento global. Crises ambientais já existentes, como secas, escassez de água e desertificação são acentuados pelas mudanças do clima e acabam gerando ou turbinando fluxos migratórios e disputas por recursos naturais. Alguns dos principais conflitos das últimas décadas foram alavancados pelas mudanças climáticas. É o da guerra civil na Síria, que teve início no bojo da Primavera Árabe, mas após uma violenta seca comprometer as safras e elevar os preços dos alimentos para a população. Ou do Iêmen, onde a escassez de água, exacerbada pelas mudanças climáticas, foi um fator crítico subjacente à instabilidade do país e também ao prolongamento e agravamento do conflito.

Veja como a seca foi o estopim da Guerra na Síria

Ao longo da História, inúmeros conflitos foram deflagrados por conta da fome e esse risco é mais presente do que nunca, já que o atual quadro de mais de 850 milhões de pessoas que sofrem de subnutrição em todo o mundo se agravará com a redução da produtividade agrícola provocado pelas mudanças do clima. Essa tendência tende a ser acentuada por outras consequências do aquecimento global, como desertificação, salificação dos solos e escassez de água, elevando o desafio de alimentar as populações mais carentes e favorecendo ou agravando a desestabilização social e a violência.

No caso do Brasil, além dos desastres naturais que castigam comunidades mais vulneráveis e, muitas vezes, mais expostas à violência urbana, há o risco de mudança no regime de chuvas – com sérias consequências tanto para a agropecuária como para nossa matriz elétrica fortemente calcada na hidroeletricidade.

Encontro Internacional sobre Clima e Segurança


Serviço

Encontro Internacional sobre Clima e Segurança

Data: 18 de maio de 2018

Horário: das 8h30 às 16h30

Local: Centro de Convenções RB1 – Av. Rio Branco, 1 – Centro – Praça Mauá

Inscrições pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc4JFprIDb90yauwZUuy9cq4d9mR8-8OnCclG0N4eIIMtYOsA/viewform

Evento Internacional sobre Clima e Segurança acontece no Rio de Janeiro no próximo dia 18
Avalie esta postagem
Anúncios