ArtigosCuriosidades Militares

O dia em que os Estados Unidos perderam uma guerra

0
O dia em que os Estados Unidos perdeu uma guerra
O dia em que os Estados Unidos perdeu uma guerra

Nenhum exército é imbatível, nem mesmo o poderoso exército dos Estados Unidos. É evidente que a tropa militar mais poderosa do mundo pertence aos Norte Americanos, mas ainda assim eles amargaram uma derrota humilhante na década de 70.

Entre 1.968 e 1.975 ocorreu uma guerra entre EUA e Vietnã. Os americanos lançaram um ataque poderoso contra cidades Vietnamitas na região soviética, acreditando que obteriam um forte apoio popular dos vietnamitas. A infraestrutura dos insurgentes foi atacada e os vietnamitas do norte foram destruídos.

O dia em que os Estados Unidos perdeu uma guerra

O dia em que os Estados Unidos perdeu uma guerra

O general americano se equivocou taticamente em 1965, e o erro persistiu até 1968. Mas os americanos aprenderam com os erros, e tiveram uma evolução promissora no nível tático. 

A Guerra Aérea 1939-1945
A Guerra Aérea 1939-1945*
by Baker, David
Price: R$23,39 Comprar na Amazon*

Apesar da evolução na estratégia de combate contra os vietnamitas, em 1968 os americanos estavam tendo sérias dificuldades na guerra de narrativas. Os protestos estudantis estavam desmoralizando o exército americano, muitos viam a guerra contra o Vietnã como algo desumano. E um exército desmoralizado perde muito desempenho de combate. O exército americano foi ficando cada vez mais desgastado politicamente. 

Em 1974 o presidente Nixon renunciou, e o poder executivo concedeu ao congresso o controle das decisões da Guerra do Vietnã. E então o Senado e a Câmara aprovaram uma lei que proibia os bombardeios contra o Sudeste Asiático.

Pouco a pouco o poder militar americano no Vietnã foi enfraquecendo, enquanto os Vietnamitas foram ficando cada vez mais fortes com o grande apoio bélico que recebeu dos Chineses e Soviéticos.

O dia em que os Estados Unidos perdeu uma guerra no Sudeste Asiático

Os americanos recordam da guerra do Vietnã como uma grande vergonha nacional. Levando-se em conta o prejuízo humanitário e moral que tiveram ao enfrentar um país considerado fraco e ter sofrido uma amarga derrota. É evidente que a derrota dos americanos foi muito mais política e moral do que bélica. Levando-se em conta que se os EUA utilizassem um ataque com poder total obviamente venceriam os Vietnã.

Mas a questão é que o conflito foi mais difícil que o esperado, e por esse mesmo motivo a guerra já não valia a pena para os americanos, eles estavam tendo muito mais prejuízos do que benefícios, e o custo para vencer aquela guerra já não era viável. 

Clique para classificar este post!
[Total: 4 Média: 4.8]
Lane Mello
Fundador e Editor da Fatos Militares. Jovem mineiro, apaixonado por História, futebol e Games, Dedica seu tempo livre para fazer matérias ao site.

Gás Mostarda – O uso na Primeira Guerra Mundial

Previous article

5 livros sobre história militar que você precisa conhecer

Next article

Comments

Comments are closed.