Artigos

Poder Aéreo – Os melhores caças do mundo

0
F-22 e F-35 - Aviões militares

Poder Aéreo – Conheça os melhores caças do mundo

O poder aéreo de um país é muito importante na atualidade, mas nem sempre foi assim.

A relação dos aviões e os militares, começou durante o início da 1ª Guerra Mundial, momento que os exércitos ainda estavam incrédulos, cheios de dúvidas sem saberem pilotar muito bem as aeronaves.

Os aviões, que àquela época, eram pesados, lentos e bem limitados, começaram a serem utilizados para auxiliar as tropas no reconhecimento do território e localização dos combatentes inimigas, que já não conseguia ser feita com eficácia pelas cavalarias usadas até então.

Após a descoberta da assertividade dos aviões em fornecerem a localização exata das tropas, inimigas, os exércitos que eram observados começaram a criar estratégias de defesa e abatimento das aeronaves espiãs.

Desta forma, os aviões que inicialmente eram utilizados apenas como ferramenta de observação, passaram a serem usados como arma de defesa do território e combate contra a espionagem inimiga. Com isso, verificou-se a necessidade de melhorar a qualidade das aeronaves. como por exemplo: diminuir o peso, aumentar a capacidade de tripulantes e armamento.

Essa necessidade de melhorias e atualizações feitas para atender as demandas militares, de acordo com os avanços tecnológicos e pretensões do exército do país fabricante, não durou apenas durante as duas Grandes Guerras, muito pelo contrário. Tais atualizações vêm sendo feitas dia após dia, com o auxílio de recursos tecnológicos bem avançados e de altíssimo nível.

Veja: Os principais aviões da Segunda Guerra Mundial

Para que você tenha noção desse poder aéreo, trouxemos os melhores aviões militares da atualidade.

Eurofighter Typhoon

Eurofighter Typhoon

Desenvolvido na decada de 80, o Eurofighter Typhoon é um caça multimissão de 4ª geração, foi projetada para atuar com execelente desempenho em todas suas missões.

A combinação de seu design com asas canard-delta e seu dois motores Eurojet EJ200, permite que a aeronave chegue até Mach 2,35 (cerca de 2.500km/h), com um alcance de 3.790km. O caça é equipado com 1 canhão Mauser MK 27, podendo carregar uma grande variedades de mísseis e bombas.

Hoje os operadores dessa excelente aeronave que garante o poder aéreo de seus países são: Alemanha, Arábia Saudita, Áustria, Catar, Espanha, Itália, Kuwait, Omã e Reino Unido.

Saab JAS 39 Gripen

JAS 39E Gripen da Força Aérea Brasileira

O ganhador do Projeto FX-2 da Força Aérea Brasileira, o JAS 39 Gripen é um caça multimissão de 4 geração construido pela empresa sueca Saab. O Caça foi desenvolvido para substituir os antigos caças Saab Viggen e Draken da Força Aérea Sueca.

Veja: Lista dos jatos de combate que já voaram ou ainda voam pela FAB

Sendo o menor caça em tamanho do seu seguimento, o Gripen pode chegar até MACH 2 com seu único motor Volvo RM12.

O Brasil fechou o contrato da compra de 36 aeronaves, sendo 28 na versão JAS 39E (versão de 1 lugar) e 8 na versão JAS 39F (versão de 2 lugares).

SU-57

SU-57
SU-57 – Poder Aéreo

Em março de 2019 durante uma reunião com os ganhadores do concurso Russian Leaders, o presidente russo Vladimir Putin, disse considerar o caça Sukhoi Su-57 de quinta geração, como o melhor caça do mundo.

“Este é o melhor caça atualmente, por todas as suas características operacionais e pelo seu armamento. Nenhuma outra aeronave pode voar tão bem quanto nosso avião”, afirmou o líder russo.

De fato, o SU-57, apesar de ainda está em fase de testes, já é considerado o melhor avião militar do mundo. Por ser um caça projetado para destruir todos os tipos de inimigos, sejam eles navais, terrestres e aéreos de curtas ou longas distâncias, com capacidade de superar qualquer tipo de defesa.

Combinando funções de um jato de combate ar-ar e um avião de ataque, o armamento terá de maneira particular, mísseis hipersônicos com o uso de tecnologia avançada e configuração aerodinâmica, que assegura o baixo índice de assinatura para radares e infravermelho.

F-35 Lightning II

F-35 Lightning II - Poder aéreo

O F-35 é um caça multi-função supersônicas stealth, ele é considerado um dos aviões militares mais versáteis do mundo, sendo capaz de ser utilizado em quase todas ocasiões. Essa aeronave é o único caça de quinta geração que tem uma versão para pouso e decolagem vertical

Seu design é bem semelhante ao seu irmão F-22, um dos grandes diferencias é a velocidade. O F35 atinge Mach 1.6 (1.960 km/h).

SU-35

SU-35 - Aviões Militares

O SU-35, desenvolvido pela força aérea russa, é também considerado um dos melhores aviões militares da atualidade. Tem como destaque, sua supermanobrabilidade devido aos motores turboreativos AL-41F1S, que o permite realizar manobras muito difíceis evitando os mísseis inimigos.além de obeter ataques de ângulos muito altos.

Veja: os melhores filmes da Segunda Guerra Mundial

Outra característica do SU-35, é a utilização de mísseis autoguiados e seu arsenal míssil destinado a lutar contra radares com eficientes sistemas de longo alcance.

F-22 Raptor

F22 Raptor - Aviões Militares - Poder Aéreo
F22 Raptor – Poder Aéreo

Em contraponto a excelência e eficácia do SU-35, os americanos criaram o F-22. Fabricado pela Lockheed Martin, nos Estados Unidos, foi o primeiro caça de quinta geração a entrar em operação.

É considerado por especialistas (americanos), como o “rei dos céus”, apesar de divergências e opiniões contrárias que afirmam ser o F-22, inferior ao russo SU-57.

Entretanto, sua tecnologia furtiva e capacidade de armamento de longo alcance, podendo se aproximar do inimigo sem que este o identifique. Conseguindo ainda atacar o alvo sem a necessidade de contato visual. Por estes motivos, é considerado um “franco atirador”, se você quer garantir o poder aéreo de seu País, tenha um F22.

Poder Aéreo – Estes são os melhores aviões militares da atualidade. Caso tenha gostado ou nem tanto assim do nosso artigo, deixe um comentário. É sempre interessante trocar informações e conhecimento.

Infos: Fandom

Clique para classificar este post!
[Total: 3 Média: 5]
Lane Mello
Fundador e Editor da Fatos Militares. Jovem mineiro, apaixonado por História, futebol e Games, Dedica seu tempo livre para fazer matérias ao site.

Os maiores mistérios não resolvidos da Segunda Guerra Mundial

Artigo anterior

Moskva: Quem afundou o maior navio de guerra do mundo?

Próximo artigo

Comentários

Os comentários estão fechados.

Mais Artigos