Curiosidades Militares

Rússia x Ucrânia: veja uma comparação de efetivo militar e poderio bélico dos países

0
Tanques russos na fronteira com a Ucrânia

Confira uma comparação de poderio bélico e de efetivo militar entre Rússia e Ucrânia.

Nas primeiras horas desta quinta-feira (24), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, deu início a uma operação militar com o intuito de ocupar a Ucrânia. A decisão do mandatário russo se deu apenas alguns dias após o mesmo reconhecer a independência de Donetsk e Luhansk, duas regiões ucranianas separatistas.

Logo nos primeiros momentos, o mundo inteiro recebeu as imagens dos primeiros bombardeios em solo ucraniano e noticiários do mundo todo passaram a acompanhar os acontecimentos.

Quanto a retaliação por parte de outras nações, Putin alertou que qualquer país que ouse interferir sofrerá consequências jamais vistas. Já o presidente americano, Joe Biden, se reuniu com líderes dos países pertencentes ao G7 esta manhã e se limitou apenas a imposição de sansões ao governo russo.

Efetivo Militar

Soldados ucranianos

Embora seja considerado um exército equipado e de qualidade, os ucranianos sofrem com as diferenças gritantes de poderio militar diante da gigante Rússia. Em relação às tropas da ativa, a Ucrânia conta com cerca de 209 mil militares, enquanto seu agressor possui 900 mil.

Já em relação às tropas de reservistas, os ucranianos contam com 900 mil militares, enquanto os russos possuem uma reserva de 2 milhões de combatentes.

Poderio Bélico

Tanques russos em desfile militar

Já no que diz respeito ao poder bélico, as diferenças entre os dois países permanecem gritante. O número de tanques que compõem a frota ucraniana é de 1.141, enquanto a russa é de 10.200, já as unidades de artilharia são 1.818 ucranianas frente a 4.684 russas.

As diferenças englobam também a força aérea. Enquanto os ucranianos contam com apenas 125 aeronaves de combate, a Rússia tem o apoio de 1.160. Todos os números desconsideram as possibilidades de direcionamento da indústria para o conflito e o envio de equipamentos por parte de outros países.

Clique para classificar este post!
[Total: 0 Média: 0]
Higor Mendes
Redator com cinco anos de experiência, apaixonado por história da Segunda Guerra Mundial, política, futebol e curiosidades em geral.

    Rússia ataca Ucrânia! 

    Artigo anterior

    Otan: entenda o que é, como surgiu e conheça os países que a integram

    Próximo artigo

    Comentários

    Os comentários estão fechados.