U-2 Dragon Lady – O avião que quase causou uma Guerra Nuclear

0
4241
American Lockheed U-2 Dragon Lady Jets 2 - Fatos Militares

Em outubro de 1962, o mundo aproximou-se de uma grande guerra nuclear. Os navios soviéticos estavam levando armas nucleares para Cuba, bem dentro do alcance dos Estados Unidos. Um período de incrível incerteza e medo, sendo conhecido como crise dos mísseis cubanos.

À medida que os navios da União Soviética viajavam para Cuba com seus mísseis nucleares, eles estavam sendo observados pelos American Lockheed U-2 Dragon Lady Jets.

Essas aeronaves espiãs estavam lá para o reconhecimento, é as autoridades soviéticas deixaram claro as suas forças terrestres para não atacá-los. No entanto, operadores de mísseis não receberam a ordem e derrubaram um U-2 Dragon Lady pilotado pelo major Rudolf Anderson.

 O dia em que a Coréia do Norte disparou um míssil contra o SR-71 Blackbird

Os soviéticos dispararam dois mísseis de terra-ar contra o U-2. Um explodiu atrás de Rudolf Anderson e os estilhaços foram parar na cabine do piloto Ele provavelmente foi morto instantaneamente. Seu U-2 se despedaçou, e caiu em solo cubano.

Este foi considerado um ato de guerra pelos americanos depois que o piloto Rudolf Anderson foi morto por um Míssil terra-ar. Uma situação já elevada com o status de alerta DEFCON 2, sendo o mais alto da história dos EUA, estava prestes a ficar fora de controle com uma possível guerra. Foi no momento em que o presidente Kennedy teve uma última chance na diplomacia e começou a negociar com o primeiro-ministro Kruschev.

Os dois líderes mundiais resolveram o seu compromisso, os americanos removeriam os mísseis nucleares das bases turcas e a União Soviética removeriam seus navios. A morte do major Anderson não foi em vão, pois o mundo evitou um confronto que poderia ter levado a vida de milhões de pessoas.

O Canal “Smithsonian Channel” tem mais detalhes sobre o U-2 Dragon Lady abatido pela URSS.

O que achou dessa historia do avião quase causou uma Guerra Nuclear ? Não esqueça de compartilhar com seus amigos.