Conheça alguns fatos sobre a Grande Guerra
A Primeira Guerra também conhecida como “Grande Guerra”, aconteceu com resultado de uma série de eventos que culminaram em quatro anos de confrontos violentos que envolveram milhares de pessoas.
Veja: Filmes sobre a Primeira Guerra Mundial
Os tanques foram utilizados pela primeira vez na Batalha do Somme em 1916.
Na Batalha de Mons em 1914, a infantaria britânica disparou seus rifles Lee Enfield-lo de forma eficiente que os alemães achavam que estavam enfrentando metralhadoras.
Ataques aéreos sobre a Grã-Bretanha, realizados por zeppelins e aviões, juntamente com o bombardeio naval de Scarborough, Hartlepool e Whitby, matou mais de 700 pessoas.
Vejam: Reuniões Pacíficas entre os lados opostos na Primeira Guerra Mundial
Rittmeister von Richthofen (mundialmente conhecido como barão vermelho) foi o mais bem sucedido piloto da guerra no quesito “inimigos abatidos”. Ele derrubou 80 aviões durante seu tempo de Guerra e é considerado ainda hoje como o “ás dos ases”, Ele foi abatido antes da Guerra termina e morreu.
Os alemães utilizaram os lança-chamas na Primeira Guerra. Sendo que podeia lançar chamas a 40 m.
Na manhã do dia da Batalha do Somme em 1 de julho de 1916, os britânicos sofreram 60.000 baixas sendo 20.000 mortos. Foi considerado o pior desastre para um único dia na história militar.
A guerra custou a vida de pelo menos 6.000 homens por dia. Mais de nove milhões de soldados morreram durante os combates.
Cerca de 40 quilômetros de trincheiras foram construídos só no famoso “Frente Ocidental”, e muitas delas tinham nomes inspirados em endereços de verdade.
Mais de 65 milhões de homens de 30 países lutaram na guerra.
Vejam: Viajando no Tempo – Imagens Raras da Primeira Guerra Mundial
Oficialmente para se tornar um soldado britânico e poder servir no exterior deveria ter 19 anos, mas muitos mentiu sobre sua idade. Cerca de 250.000 rapazes menores de idade serviu na guerra. O novo tinha apenas 12 anos.
Durante a Guerra, cerca de um terço das mortes foram vitimas da gripe espanhola.
No Natal 1914 uma trégua não oficial foi observada ao longo de dois – terços da Frente Ocidental. Perto Ypres, na Bélgica, alguns soldados alemães e britânicos jogaram uma partida de futebol. A Alemanha venceu.
George Edwin Ellison entrou para a história como o último soldado britânico a morrer na Primeira Guerra Mundial.
A Grande Guerra foi o sexto conflito com o maior número de mortes na História.
Comentários