Os Triângulos do Holocausto foram usados durante a Segunda Guerra Mundial, o qual eram costurados nos uniformes dos prisioneiros. Mas o que significavam esses triângulos do holocausto? Leia o artigo e entenda o que significavam os triângulos para os nazistas nas roupas dos prisioneiros.

Triângulos do Holocausto o que significavam?

Anúncios

Os triângulos do holocausto eram utilizados para auxiliar na identificação das pessoas presas em campos de concentrações. Porque usavam triângulos coloridos para identificar os prisioneiros?

Os triângulos eram usados pelos administradores dos campos de concentrações para identificar os prisioneiros e monitorá-los mais facilmente.

As cores dos triângulos facilitavam a identificar a origem do prisioneiro e até seu idioma. Uma curiosidade sobre os campos de concentrações era sua organização. Os prisioneiros eram divididos por idioma, raça e política.

Significado dos triângulos do Holocausto

Os triângulos do holocausto eram constituídos em 8 cores, respectivamente classificados em oito grupos de diferentes tipos de pessoas. Veja agora quais eram as cores e o que elas representavam nos campos de concentrações para os prisioneiros.

Triângulo Amarelo

O triângulo Amarelo era usado de duas formas. Quando dois triângulos sobrepostos, formava-se a estrela de Davi com a palavra Jude, (em alemão significa judeu). Outra forma era os considerados parcialmente judeus, apenas um triângulo Amarelo, assim os alemães conseguiram distinguir os judeus das outras raças. Vale ressaltar que Hitler tinha obsessão em destruir os Judeus.

Triângulo vermelho

O triângulo vermelho era usado para identificar os políticos e aqueles que faziam parte do comunismo, democratas, liberais, anarquistas e Maçons.

Conheça Josef Mengele, o médico da SS que morou no Brasil

Triângulo Verde

O triângulo Verde era utilizado em prisioneiro considerado criminoso comum. Nesse caso os criminosos ganhavam frequentemente privilégios especiais nos campos e poder sobre outros prisioneiros. Segundo livros da história da Segunda Guerra, historiadores e jornalistas da época, os criminosos considerados comum tinham ainda determinadas liberdades com o alto escalão Alemão.

Triângulo azul

Os prisioneiros que usavam o triângulo azul em seus uniformes eram aqueles considerados Imigrantes.

Triângulo castanho

Pouco mencionado nos livros, o triângulo castanho identificava os prisioneiros considerados os ciganos e Sinti.

Triângulo negro

O triângulo negro era colocado nos uniforme das mulheres consideradas lésbicas e mulheres antissociais. Também utilizavam o triângulo negro nas mulheres alcoólatras, grevistas, feministas, deficientes e até as artistas. Se houvesse alguma Ariana casada com qualquer judeu elas recebiam triângulo negro sobre um amarelo.

Triângulo Rosa

O triângulo Rosa era usado nos uniformes de homens homossexuais. Em algumas das circunstâncias homens que utilizavam o triângulo roxo também tinham determinado Privilégio com alguns oficiais do alto comando da época. Caso houvesse algum tipo de traição eles eram executados imediatamente.

Triângulo Roxo

O triângulo roxo é o triângulo mais conhecido quando se trata da simbologia desses triângulos na segunda guerra mundial. Sabe porquê?  O triângulo Roxo era a cor utilizado no uniforme das Testemunhas de Jeová. As pessoas que eram consideradas Testemunhas de Jeová negavam-se participar de qualquer empenho militar e claro elas negavam a saudação à
Hitler.

As Testemunhas de Jeová foram perseguidas durante a Segunda Guerra Mundial por quê se mantiveram neutras nas questões militares, políticas e por manter a sua fé em primeiro lugar.

Os nazistas as perseguiram cruelmente, e muitas dessas pessoas foram encarceradas e executadas em campos de concentração.

O professor John K. Roth no seu livro “Holocaust Politics (Politicas do Holocausto)” fez o seguinte comentário: “Se as pessoas em toda a parte se lembrarem da lição ensinada pelo triângulo roxo, de defender o que é certo, isso poderá impedir-nos de causar um futuro desastre e levar-nos a agir de uma forma que mereça o mais elevado respeito de todos os humanos. ”

Segunda Guerra Mundial – Fatos e curiosidades

Além dos triângulos do holocausto a Segunda Guerra Mundial possui Fatos e curiosidades além da nossa própria imaginação, muito do que sabemos são coisas escritas em livros de histórias de nossos avós, e em documentários feitos por pessoas que viveram determinados momentos dessa guerra.

Apenas quem realmente passou por determinadas situações como aquelas é que sabe o que realmente aconteceu. Podemos afirmar que o tempo em que vivemos é de calmaria aonde a terceira guerra mundial não irá acontecer. Pois imagine se houvesse uma Terceira Guerra Mundial, qual país você acha que iria sobreviver?

Conheça a História da suástica nazista

Realmente é uma pergunta difícil, dentro tudo isso podemos dizer claramente que a história nos ensinou duas coisas importantes: primeiro que a guerra independente do seu lugar, tempo ou valor, ela sempre irá trazer desgraças para a humanidade. Segundo o armamento tecnológico que temos hoje em dia é tão perigoso quanto 4 segunda guerras mundiais ao mesmo tempo, pois os armamentos de hoje têm alta tecnologia tão avançada quanto podemos imaginar.

Esperamos que você tenha gostado desse artigo aonde explicou um pouco do Triângulo do holocausto e o que eles significam. E se você pretende seguir uma carreira Militar no futuro você poderá ver esse artigo e se sentirá muito feliz em saber que hoje você pode ajudar as pessoas de diversas formas.

Triângulos do Holocausto o que significavam?
5 (100%) 5 Votos
Anúncios