Artigos

Cruz de Ferro: O significado do símbolo usado pelos Nazistas

0
Cruz de Ferro: O significado do símbolo
Cruz de Ferro: O significado do símbolo

Conheça o significado da Cruz de Ferro, o símbolo usado pelos Nazistas

A Cruz de Ferro foi um dos principais símbolos utilizados pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Mas você sabe qual é o real significado e origem deste emblema? Acompanhe nosso artigo para poder compreender todo o simbolismo da Cruz de Ferro!

A Cruz de Ferro foi um símbolo militar e condecoração utilizada na Prússia e depois passou a ser utilizado no Terceiro Reich Alemão também. O símbolo originalmente não tinha nenhuma relação com o nazismo em si, o que aconteceu foi uma apropriação deste emblema, ou seja, aqueles que o utilizavam no passado não eram nazistas, mas após os alemães se apropriarem do símbolo, passou a ter esta conotação.

Desde 1945 esta condecoração não foi mais utilizada, pois costumam atribuí-la aos condecorados apenas nos tempos de guerra.

Além disso, com o fim da segunda guerra mundial ocorreu a proibição geral da utilização de símbolos nazistas, incluindo tanto a suástica quanto a Cruz de Ferro. Apesar dela não ter nascido como um símbolo nazista, ela passou a ter um significado geral muito negativo após a apropriação e uso dos alemães nazistas. 

Cavaleiros Teutonicos: Origem da Cruz de Ferro

Cavaleiros Teutonicos: Origem da Cruz de Ferro

O símbolo da cruz preta com ornamentos brancos e braços com extremidades mais largas teve origem nos cavaleiros teutônicos do século XIV, e já foi o símbolo de Frederico o Grande.

Cruz de Ferro Nazista

Diferentemente da versão inicial, os nazistas acrescentaram o símbolo da suástica dentro do símbolo da cruz de ferro, diferenciando o visual da Cruz originária da Cruz dos Alemães Nazistas.

Significado da Cruz de Ferro

O símbolo era utilizado para condecorar a bravura dos soldados e seus resultados em campo de batalha. Inicialmente eram poucos os soldados que tiveram a chance de recebê-la. Mas a partir da segunda guerra mundial a grande maioria dos soldados receberam a Cruz de Segunda Classe, apesar da versão de Primeira Classe ter sido distribuída em um número relativamente grande também. Valendo ressaltar que duas mulheres chegaram a receber a cruz de primeira classe, o que era algo extremamente raro na época.

Mas apesar de toda a modificação e apropriação do símbolo, o significado original da Cruz de Ferro é atrelada aos Cavaleiros Teutônicos que fizeram cruzadas contra os pagãos no Mar Báltico. Ou seja, com o tempo este simbolismo passou por uma grande metamorfose até passar a ser associado aos nazistas por conta de terem o utilizado.

Alemanha voltará a ser uma potência militar?

Cruz de Ferro: Condecoração

As primeiras condecorações de Cruz de Ferro foram concedidas em 10 de Março de 1813 em Breslau, durante as guerras contra Napoleão. Posteriormente passaram a ser entregues em 1870 através da autorização do rei Guilherme Primeiro durante a guerra franco-prussiana. E depois passou a ser concedida mais uma vez entre os alemães durante a primeira guerra mundial.

A Cruz de Ferro era dividida em 3 categorias, sendo elas: Cruz de Primeira Classe (Que era utilizada presa diretamente no lado esquerdo dos uniformes. Cruz de Segunda Classe (Era utilizada suspensa com fitas diferentes). E a Grã-Cruz (que era usada apenas por generais do exército alemão.

Cruz de ferro durante o terceiro reich

Cruz de ferro durante o terceiro reich

Durante a segunda guerra mundial a Alemanha distribuiu um grande número de condecorações, cerca de 140 mil cruzes de ferro pertencentes à primeira classe e 4 milhões da segunda classe. Essa distribuição em larga escala reduziu o status que o símbolo costumava ter, levando-se em conta que antes era muito mais difícil de um soldado receber.

Durante a segunda guerra mundial Hitler chegou a criar uma quarta modalidade de Cruz, uma versão intermediária entre a primeira classe e a Grã Cruz. Ela passou a ser chamada de Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro, e tinha um visual levemente remodelado, onde se utilizava as cores da Alemanha e também do terceiro Reich, além de possuir o diferencial de ser quase 100% constituída de prata.

Proibição da Cruz de Ferro

Após a proibição dos símbolos nazistas, a Cruz de Ferro utilizada como condecoração na Alemanha Nazista foi proíbida, e essa versão da Cruz foi substituída por uma Cruz de Ferro com um Ramo de Folhas.

Veja também: Quem foi Joseph Goebbels? O braço direito do nazismo!

Clique para classificar este post!
[Total: 2 Média: 5]
felipeblazerz
Redator há mais de 3 anos. Felipe é amante da filosofia e da geopolítica.

    Juventude Hitlerista: as crianças nazistas

    Artigo anterior

    O que foi o Tratado de Tordesilhas?

    Próximo artigo

    Comentários

    Os comentários estão fechados.

    Mais Artigos