ArtigosCuriosidades MilitaresNotícias

O homem que sobreviveu aos dois ataques nucleares da Segunda Guerra Mundial

0
Tsutomu Yamaguchi, o único homem no mundo a sobreviver a duas bombas atômicas

Três dias após sobreviver ao ataque em Hiroshima, Tsutomu Yamaguchi vivenciou o bombardeio em Nagasaki e também sobreviveu.

A Segunda Guerra Mundial foi marcada por uma série de eventos históricos, entre eles, o lançamento de duas bombas atômicas em solo japonês. Nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, Hiroshima e Nagasaki, respectivamente, foram alvos das bombas de destruição em massa lançadas pelo governo americano a fim de forçar uma rendição por parte de Hirohito, à época imperador do Japão.

Apesar do poder destrutivo das bombas, um homem entrou para a história após sobreviver não apenas a um dos lançamentos, mas aos dois. Tsutomu Yamaguchi é a única pessoa que, de fato, é reconhecida pelo governo do Japão como um sobrevivente dos dois ataques nucleares.

Veja: Ataque Doolittle – A Alfinetada no coração do Japão

À época do acontecimento, Tsutomu tinha 29 anos de idade e estava em Hiroshima durante uma viagem de negócios. De acordo com seu relato, a bomba explodiu no exato momento em que ele pensava o que faria na cidade em seu tempo livre, resultando na perfuração de seu tímpano e cegueira temporária.

Tsutomu Yamaguchi, o único homem no mundo a sobreviver a duas bombas atômicas

Tsutomu Yamaguchi, o único homem no mundo a sobreviver a duas bombas atômicas

 

Após o ocorrido, Tsutomu foi levado para um abrigo, onde passou a noite. Lá, encontrou três de seus colegas de trabalho que também sobreviveram. No dia seguinte, os quatro partiram rumo a estação de trem e retornaram para sua cidade de origem, Nagasaki.

Três dias após sobreviver ao primeiro ataque, no momento em que conversava com seu chefe e explicava o que teria ocorrido em Hiroshima, percebeu então um clarão penetrante: era o segundo ataque nuclear e, dessa vez, em Nagasaki.

Tsutomu Yamaguchi, o único homem no mundo a sobreviver a duas bombas atômicas

Por mais incrível que pareça, Tsutomu Yamaguchi também sobreviveu a explosão da Fat Man, nome da segunda bomba nuclear usada contra os japoneses. Sua localização, há cerca de dois quilômetros do centro da explosão, foi fundamental para sua sobrevivência.

Apesar da alta exposição à radiação ionizante, Tsutomu Yamaguchi viveu uma boa vida no pós-guerra, mesmo após a ocupação estrangeira, e morreu somente em 2010, aos 93 anos de idade, de causas naturais.

Fonte: The University of Virginia

Clique para classificar este post!
[Total: 0 Média: 0]
Higor Mendes
Redator com cinco anos de experiência, apaixonado por história da Segunda Guerra Mundial, política, futebol e curiosidades em geral.

    Hitler realmente acreditava naquilo que pregava? Ou era um jogo político?

    Artigo anterior

    Parece um brinquedo, mas esta arma está proibida em convenção assinada por 110 países

    Próximo artigo

    Comentários

    Os comentários estão fechados.

    Mais Artigos