ArtigosCuriosidades Militares

Qual o potencial militar da Ucrânia?

0
Qual o potencial militar da Ucrânia?
Qual o potencial militar da Ucrânia?

Conheça o real potencial militar da Ucrânia

Antes do atual conflito entre Ucrânia e Rússia, o ranking militar dos ucranianos estava na posição de número 22 na comparação mundial. Mas com a ajuda bilionária de inúmeros países europeus e Estados Unidos, o exército Ucraniano passou a ser um dos mais poderosos do mundo. Confira qual é o atual potencial bélico da Ucrânia:

A Ucrânia deixou de ser um exército intermediário, com o nível e número de equipamentos que receberam nos últimos meses, eles passaram a ser um dos exércitos mais bem equipados do mundo, superando boa parte dos países membros da OTAN. 

Himars

Essa análise está considerando potencial bélico sem levar em conta armamentos nucleares, visto que tal tipo de armamento nunca foi empregado em guerras com exceção da guerra entre EUA e Japão durante a segunda guerra mundial, a qual foi a única vez que armamentos nucleares foram empregados em combate.

Até o referido momento, os armamentos nucleares são utilizados como uma força política e moral, afinal, dificilmente um país terá coragem de utilizá-los, levando-se em conta que poderia gerar uma guerra nuclear que traria riscos irreversíveis para ambos os lados. E por isso só levaremos em conta armamentos de guerras convencionais neste parâmetro.

Ucrânia: Poder Bélico

Hoje o exército da Ucrânia recebeu um aumento notável no potencial bélico, contam até mesmo com o sistema de lançamento de mísseis HIMARS, o qual permite realizar ataques de precisão a longas distâncias com um enorme potencial destrutivo. Além disso, o número de tanques, aviões de guerra e mísseis da Ucrânia aumentou com muita densidade graças às doações da OTAN.

Além disso, eles receberam muitos soldados estrangeiros e contam com inúmeros meios de suporte estrangeiro, tanto financeiro quanto tático. 

Ucranianos com equipamentos da OTAN

Ucranianos com equipamentos da OTAN

Os Estados Unidos sozinhos já direcionaram mais de 10 bilhões de dólares em equipamentos militares para a Ucrânia, o que é uma quantia muito expressiva. Além disso, os americanos destinaram uma grande parte da produção nacional de mísseis para os ucranianos. Deste modo, boa parte dos equipamentos do exército ucraniano passou a ser americano, elevando em muito a qualidade e tecnologia de seu arsenal.

Estima-se que com todo o suporte e equipamentos obtidos, a Ucrânia tenha se tornado o terceiro ou quarto exército mais poderoso da OTAN, desconsiderando os parâmetros de armamentos nucleares.

Não há nenhum membro da OTAN, além de EUA, França e Inglaterra que possua um exército mais forte que o atual exército ucraniano. O que faz com que no quesito de ranking global, a Ucrânia tenha saltado da vigésima segunda colocação para um dos 7 exércitos mais poderosos do mundo.

Veja: Alistamento Militar: como fazer, documentos e prazos

Mas ainda assim está bem abaixo da Rússia, a qual é a segunda maior potência militar do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Apesar da Rússia se igualar aos EUA em muitos quesitos bélicos, quando se fala apenas em números, a verdade é que de uma maneira geral os EUA têm uma grande vantagem financeira e tecnológica, o que garante a primeira colocação.

Exército Ucraniano

O exército ucraniano sempre contou com um número notável de soldados, e possuíam um número consideravelmente alto de equipamentos, mas havia uma clara defasagem no quesito de tecnologia e potencial.

O que mudou com o decorrer desta nova guerra, levando-se em conta a intensidade que a OTAN vem equipando os Ucranianos. Ainda é difícil analisar com precisão o quão poderosa a Ucrânia se tornou com seu novo arsenal bélico, mas ainda é difícil especular que ela possa alcançar o nível do segundo e terceiro colocado da OTAN (Inglaterra e França). Pois mesmo com o tanto de ajuda que vem recebendo, o fator de infraestrutura e estratégia também dele ser levado em conta, e isso é algo difícil de se aprimorar em tão pouco tempo.

Conheça o Arco do Triunfo: Clicando aqui

Clique para classificar este post!
[Total: 1 Média: 5]
felipeblazerz
Redator há mais de 3 anos. Felipe é amante da filosofia e da geopolítica.

    10 Fatos históricos do mundo militar

    Artigo anterior

    O Destino da Ucrânia

    Próximo artigo

    Comentários

    Os comentários estão fechados.

    Mais Artigos