Artigos

A corrida espacial: EUA X URSS

0

A corrida espacial foi um dos desdobramentos da Guerra Fria e marcou o embate entre Estados Unidos e União Soviética.

A Guerra Fria foi um conflito político-ideológico ocorrido entre os anos de 1947 e 1991, travado entre EUA e URSS, as duas maiores potências mundiais à época. Este momento histórico foi responsável pela polarização mundial na segunda metade do século XX e dividiu o mundo em duas ideologias: o capitalismo americano e o comunismo soviético.

O embate entre americanos e soviéticos foi marcado por desdobramentos, dos quais se incluem a já citada divisão bilateral dos governos, a corrida armamentista, intensa interferência em assuntos estrangeiros e, claro, a corrida espacial. Confira.

Contexto histórico

O mundo mal havia se recuperado do terror pós Segunda Guerra e novos conflitos se desenhavam no cenário mundial. Estados Unidos e União Soviética, antes aliados contra a Alemanha nazista, se tornariam inimigos.

Os governos internacionais assistiam a inflamação dos ânimos entre as duas frentes com significativo poderio bélico, junto à iminência de uma guerra nuclear. Foi justamente a ameaça de um conflito entre duas potências fortemente armadas que manteve um clima de trégua frágil.

Sem possibilidade de iniciar uma nova guerra por medo mútuo de aniquilação, uma outra forma de medir forças foi através da tecnologia. Então, EUA e URSS voltaram seus olhares para o espaço e, assim, logo a humanidade daria seu grande salto. Começava a corrida pela supremacia espacial.

A corrida espacial

Sputnik 1

O Sputnik 1, o primeiro satélite artificial lançado no espaço pela URSS, em 1957

O Sputnik 1, o primeiro satélite artificial lançado no espaço pela URSS, em 1957

Em vinte longos anos, muitos avanços tecnológicos foram conquistados pelas duas partes. O primeiro marco significativo se deu pelo lado soviético. Em 4 de outubro de 1957, às 22h28, horário de Moscou, a URSS lançava o primeiro satélite artificial a orbitar a Terra, o Sputnik 1.

Sputnik 2

A cadela Laika foi o primeiro ser vivo a entrar na órbita da Terra

A cadela Laika foi o primeiro ser vivo a entrar na órbita da Terra.

Apenas um mês depois do lançamento do Sputnik 1, um novo feito foi conquistado pela URSS: o Sputnik 2, desta vez, com o primeiro tripulante vivo a alcançar o espaço: a cadela Laika. Apenas alguns instantes após o lançamento, a cadela faleceu, devido às altas temperaturas na cabine.

Explorer 1 e a NASA

Satellite 1958 Alph, o primeiro satélite artificial americano

Satellite 1958 Alph, o primeiro satélite artificial americano, conhecido como Explorer 1

A repercussão internacional do feito soviético deixou os americanos inquietos e  algo precisava ser feito. Então, em 31 de janeiro de 1958, os americanos lançaram o satélite artificial Explorer 1.

O satélite fez uma importante descoberta: a existência do Cinturão de Van Allen, uma região com grandes concentrações de partículas radioativas contidas pelo campo magnético terrestre.

O primeiro homem no espaço

Yuri Gagarin. O cosmonauta soviético foi o primeiro homem à ir ao espaço

Yuri Gagarin. O cosmonauta soviético foi o primeiro homem à ir ao espaço

Em 12 de abril de 1961, a espaçonave soviética Vostok 1 levou o primeiro homem ao espaço, era Yuri Alekseyevich Gagarin, cosmonauta que pronunciou a emblemática frase “a Terra é azul”.

Depois de Gagarin, os americanos enviariam Alan Barlett Shepard Jr. na espaçonave Freedom 7, em 5 de maio de 1961. O astronauta permaneceu por quinze minutos em uma trajetória suborbital, um feito menor que o alcançado pelos soviéticos com Gagarin.

A URSS ainda seria responsável por enviar a primeira mulher ao espaço, a cosmonauta Vladimirovna Tereshkova, em 16 de junho de 1963.

O homem na Lua

Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar em solo lunar

Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar em solo lunar

Em 1961, o presidente americano John F. Kennedy anuncia publicamente o Programa Apollo, que tinha por objetivo enviar astronautas ao satélite natural da Terra. Este seria o marco que compensaria os americanos por tantos feitos espaciais por parte dos rivais soviéticos.

Depois de 10 expedições, em 16 de julho de 1969 o programa espacial americano lançou a Apollo 11, com três tripulantes a bordo: Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins. No dia 19 os astronautas chegaram à Lua, iniciando a descida em solo lunar no dia seguinte.

A alunissagem aconteceu em 20 de julho de 1969, às 17h17. Armstrong foi o primeiro a pisar na Lua, quando disse a frase “este é um pequeno passo para o homem, mas um gigante salto para a humanidade”.

Fim da corrida espacial

Integrantes da missão conjunta batizada de Apollo-Soyuz, que marcou o fim da Corrida Espacial

Integrantes da missão conjunta batizada de Apollo-Soyuz, que marcou o fim da Corrida Espacial

A trégua entre EUA e URSS viriam, oficialmente, em 17 julho de 1975. Atuando em conjunto, a nave americana Apollo 18 e a Soyuz 19 dos soviéticos foram lançadas em uma missão cooperativa, que marcaria o fim da disputa espacial e o início da cooperação científica entre as potências.

Info: History – The Space Race

Clique para classificar este post!
[Total: 3 Média: 4.7]
Higor Mendes
Redator com cinco anos de experiência, apaixonado por história da Segunda Guerra Mundial, política, futebol e curiosidades em geral.

    A história das Cruzadas na Idade Média

    Artigo anterior

    Juventude Hitlerista: as crianças nazistas

    Próximo artigo

    Comentários

    Os comentários estão fechados.

    Mais Artigos