Notícias

EUA aprovam venda de A-29 Super Tucano para a Nigéria

0
A-29 Super Tucano- Fatos Militares

Segundo o site DefenseNews, o Departamento de Estado dos EUA aprovou uma venda militar estrangeira (FMS) de US$ 593 milhões para a Nigéria, incluindo 12 aviões de ataque leve A-29 Super Tucano, que serão usando contra o grupo militante Boko Haram.

A Nigéria tem buscado a permissão do governo dos EUA para comprar A-29 Super Tucano desde 2015; no entanto, a administração Obama colocou a venda em espera devido a preocupações com os direitos humanos no país.

Em fevereiro, o presidente dos EUA, Donald Trump, sinalizou seu apoio à venda durante um telefonema com o presidente nigeriano, Muhammadu Buhari. Em abril, o acordo parecia estar avançando, quando funcionários não identificados dos EUA disseram à Associated Press que o Congresso seria notificado da venda nas próximas semanas.

“Essas aeronaves oferecem capacidades de localização de alvos aprimoradas, permitindo que a Nigéria lidere mais eficazmente a luta contra o Boko Haram e o ramo ISIS West Africa, além de potencialmente reduzir os riscos de danos colaterais a vítimas civis”, disse a fonte.

“O treinamento incluído neste pacote abrangente ajudará a construir as habilidades e procedimentos para operar de forma eficaz e responsável a aeronave de acordo com o direito internacional dos direitos humanos e a lei do conflito armado”, acrescentou o funcionário do governo.

Além das 12 aeronaves, o pacote de armas também inclui treinamento, munições, equipamentos relacionados e suporte de manutenção.

A Força Aérea dos EUA também manifestou interesse em comprar aeronaves de ataque leve como o Super Tucano. Esta semana, o serviço iniciou uma campanha de experimentação com a A-29 Super Tucano e outras aeronaves para avaliar suas capacidades. Se satisfeito, os funcionários poderiam começar a adquirir uma das opções.

Em 2016 os Estados Unidos entregaram quatro aeronaves de ataque leve A-29 Super Tucano para a Força Aérea Afegã, onde realiza operações de apoio aéreo, escolta e reconhecimento de terreno.

Clique para classificar este post!
[Total: 0 Média: 0]
Lane Mello
Fundador e Editor da Fatos Militares. Jovem mineiro, apaixonado por História, futebol e Games, Dedica seu tempo livre para fazer matérias ao site.

Temer autoriza uso das Forças Armadas na segurança pública do RJ

Artigo anterior

Donald Trump diz que considera opção militar na Venezuela

Próximo artigo

Comentários

Os comentários estão fechados.