ArtigosMundo

O Destino da Ucrânia

0
O Destino da Ucrânia
O Destino da Ucrânia

Descubra qual é o destino da Ucrânia

Com a intensificação da guerra, o resultado da nação Ucraniana se torna cada vez mais incerto. Não existem certezas diante dos momentos tempestuosos da geopolítica. E infelizmente tudo indica que a Ucrânia enfrenta momentos ainda mais difíceis durante os próximos meses, ou até mesmo durante os próximos anos.

A Ucrânia está em grande desvantagem, independentemente de questões de favoritismos políticos, é indiscutível que o exército russo possui vantagens bélicas, mesmo levando em consideração a grande ajuda militar dada a Zelensky pelos europeus e americanos.

Ucrânia em pedaços

É notável que a Ucrânia está lutando com bravura e obtendo grandes resultados no quesito de resistência. E considerando o nível bélico que possuíam antes desta guerra, é impressionante o quanto conseguiram se fortalecer após o auxílio militar da OTAN.

Veja: 10 Fatos históricos do mundo militar

Mas e quanto ao destino econômico e político da Ucrânia? Há alguma chance de prosperarem? Ou vão se deparar com tempos ainda mais amargos em decorrência do ataque russo? 

O Futuro da Ucrânia

A economia da Ucrânia está sangrando, junto com as diversas vidas afetadas diretamente com a guerra. O número de Ucrânianos a abandonarem seu próprio país já caminha em direção dos 10 milhões, um número alarmante ao se considerar que o país possui uma população de 44 milhões.

Além disso, os russos estão tomando regiões importantes da Ucrânia, tanto no quesito militar quanto econômico. Muito possivelmente fontes importantes de riquezas Ucranianas serão custodiadas pelos russos.

Veja: Os Melhores Filmes de Guerra da Netflix até a Amazon Prime

Além de todos esses pontos negativos, o auxílio dos europeus aos Ucranianos tende a reduzir cada vez mais, após a queda de Boris Johnson no Reino Unido a Ucrânia perdeu um aliado importante, e a Europa como um todo está tendo preocupações com o preço de combater a Rússia, o que possivelmente resultará em um recuo europeu.

Boris Johnson Renuncia Cargo de Primeiro Ministro

Outra questão notória é o fato da União Europeia ter desistido de realizar um empréstimo bilionário à Ucrânia, após considerar que a Ucrânia dificilmente teria meios de pagar o empréstimo.

Zelensky afirma que precisa de ajuda mais intensa

Zelensky afirmou recentemente que a ajuda militar dos americanos ainda não foi o suficiente para frear os ataques russos, e que seria necessário um apoio militar ainda mais intenso para existir chances de reverter o resultado da guerra.

Zelensky

Se as coisas continuarem da forma que está, é evidente que é uma questão de tempo até a Ucrânia esgotar suas forças e perder para os Russos, principalmente agora que os Europeus estão com receio de continuar gastando bilhões de euros nesta guerra, seja com armas ou com doações.

É realmente uma situação muito triste para todo o povo ucraniano, mas há poucas chances deste cenário melhorar, todas as análises apontam para um futuro incerto e repleto de problemas sociais para o país.

A única chance de recuperação durante os próximos anos seria na hipótese da Rússia interromper os ataques, mas aparentemente isto não vai acontecer tão cedo, e pelo atual discurso de Putin, ele só estará satisfeito após a derrota total da Ucrânia.

Crise na Europa

Nenhuma nação europeia sairá ilesa neste conflito geopolítico. A Rússia sofre sanções intensas, e apesar de estar lidando relativamente bem com a situação, é evidente que o PIB do país tende a cair consideravelmente. Mas os países europeus que aplicam as sanções também sofrem, a crise do gás natural, petróleo e alimentos estão assolando a Europa como um todo, e há possibilidades da União Europeia sair mais prejudicada do que a própria Rússia.

Diante de todo este caos geopolítico, os países menos afetados serão aqueles de posicionamento neutro, os quais mantêm relações comerciais tanto com a União Europeia e USA, quanto com Rússia e China. O Brasil está tentando manter esta posição de neutralidade por uma questão de segurança financeira e política, e até o momento, parece ser o mais seguro a se fazer, antes de tomar decisões irreversíveis.

Qual o atual potencial militar da Ucrânia? Veja

Clique para classificar este post!
[Total: 0 Média: 0]
felipeblazerz
Redator há mais de 3 anos. Felipe é amante da filosofia e da geopolítica.

    Qual o potencial militar da Ucrânia?

    Artigo anterior

    Benito Mussolini: a trajetória política do ditador italiano

    Próximo artigo

    Comentários

    Os comentários estão fechados.

    Mais Artigos