Conheça algumas das armas utilizadas na Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial, teve início em Primeiro de setembro de 1939 e durou até 1945. Tem como marco inicial a invasão da Alemanha Nazista comandada por Hitler à Polônia.

Apesar de ter devastado vários países, causando milhares de mortes e muita destruição territorial e econômica nos países envolvidos direta ou indiretamente, a guerra nos deixou uma herança tecnológica, principalmente bélica.


Quem acredita que a busca por avanço tecnológico faz parte apenas da nossa realidade atual, está muito enganado. Provavelmente, o fator propulsor para que os países percebessem a necessidade de investirem no desenvolvimento de recursos tecnológicos (sobretudo bélicos), foram as guerras. Em especial a Segunda Guerra Mundial.

Confira as armas fabricadas e utilizadas na Segunda Guerra Mundial.

MG 42

MG-42

A também denominada como Maschinengewehr 42, é conhecida como uma das mais importantes armas utilizadas pela Alemanha durante a Segunda Guerra. Foi criada para substituir sua antecessora MG34. Possui calibre 7.92 X 57 mm, com capacidade de disparar até 1.200 tiros por minuto.

Curiosidade: Ficou conhecida como “Lurdinha” entre os praças brasileiros, em referência a namorada ciumenta e “explosiva” de um deles.

Mosin-Nagant

Vasily Zaitsev

No início da Segunda Guerra Mundial, o Mosin-Nagant 91/30 foi a arma padrão das tropas soviéticas durante o conflito.

O Lendário sniper soviético Vasily Zaitsev utilizou o fuzil Mosin-Nagant modelo M91/30 contra os Alemães.

M1 Garand

M1 Garand

O Fuzil semiautomático foi Projetado pelo canadense John C. Garand, um engenheiro de longa data da Springfield Armory, em 1935, o M1 equipou toda a infantaria dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial. Cerca de 5,4 milhões de unidades foram produzidas.


De fato, o M1 Garand foi tão bem sucedido na Segunda guerra mundial que continuou a ser usado na Guerra da Coreia e teve uma participação na Guerra do Vietnã, embora tenha sido oficialmente substituído em 1957 do serviço de linha de frente.

“Na minha opinião, o M1 Rifle é o maior instrumento de batalha já inventado.” General George S. Patton

Em breve vamos produzir um artigo falando mais desta magnifica arma utilizada na Segunda Guerra Mundial.

Veja: As Principais armas utilizadas na Primeira Guerra Mundial

Arisaka Type 99

Arisaka Type 99

O rifle Arisaka Type 99 era um rifle de ação rápida que utilizava o cartucho 7,7 x 58 mm, foi o armamento padrão do Exército Imperial Japonês durante a Segunda Guerra Mundial. Sua fabricação começou em 1939 e só terminou no fim da Guerra.

O Type 99 também foi empregado na Guerra da Coreia pela china comunista.

Milhões de unidades desse armamento foram produzidos durante a WW2.

Submetralhadora Thompson

Submetralhadora Thompson

A submetralhadora Thomson é uma famosa arma americana desenvolvida após a Primeira Guerra Mundial. Foi utilizada pelos marines durante a Segunda Guerra Mundial. Entrou em serviço em 1938 e saiu do serviço em 1971.

Os fuzileiros navais usaram a thompson durante toda guerra contra os japoneses nas duras batalhas da campanha do Pacífico. Seu uso também era comum entre os policiais, mafiosos e gângsteres.

Foi uma das armas mais lendárias do século XX.

MP40

MP40

A Maschinenpistole 40, mais conhecida como MP40, foi a arma mais fabricada e usada pelos alemães na Segunda Guerra Mundial. Metralhadora semi-automática, considerada por muitos como uma das melhores armas de assalto desenvolvida durante a guerra.

PPSh-41

PPSh-41

O PPsH-41, certamente, reina como um ícone da máquina de guerra soviética na Segunda Guerra Mundial. A submetralhadora foi desenhada por Geordgy Shpagin em 1941 e foi adotada pelo exército vermelho contra o Eixo.

A Submetralhadora foi utilizada extensivamente durante a Segunda Guerra Mundial pelos soviéticos. Após o conflito, muitos PPsH foram passados para aliados comunistas, em especial a China e Coreia do Norte, onde foram utilizados na Guerra da Coréia.

Estimasse que 6 milhões de unidades foram produzidas entre 1941 e 1950.

MP44

Um soldado alemão com um fuzil StG 44
Soldado da SS faz visada em fuzil StG 44

Também conhecida como Sturmgewehr 44, foi a primeira arma denominada como FUZIL e é tido como o “avô” dos fuzis modernos de assalto, inclusive, em 1947, serviu de base para a criação do AK-47 pelo russo Mikhail Kalashnikov.

Lee-Enfield

Lee-Enfield

O Lee-Enfield é uma arma de ferrolho manual empregada pelos britânicos durante as duas guerras mundiais. O rifle teve suas origens no final do século 19.

O fuzil Lee-Enfield é um dos rifles de ação por ferrolho manual mais utilizados no mundo, superado apenas pelo Mauser Model 1898 com seus derivados.

Kar98k

Kar98k

O Kar98k é um rifle de ação desenvolvido em 1935, foi o rifle arma padrão do exercito alemão durante a Segunda Guerra Mundial. Ele foi desenvolvido a partir do Mauser Gewehr 98.

O Rifle ficou muito conhecido pela grande confiabilidade e por sua excelente precisão com  uma alcance efetivo de até 500M. Por este motivo ele foi equipado com uma mira telescópica e utilizado como um fuzil de precisão.

Cerca de 10 milhões de unidades foram produzidas entre 1935 até 1945.

Bomba Atômica

10 Curiosidades sobre o bombardeamento de Hiroshima - Fatos Militares

Sem sombra de dúvidas, a arma mais importante e mais eficaz criada e utilizada na Segunda Guerra, foi a bomba atômica, desenvolvida por pesquisadores alemães que foram morar nos EUA depois de serem expulsos de seu país em decorrência do nazismo.

Com base nas teorias criadas por Albert Einstein, os pesquisadores acreditavam que se um átomo colidisse com outro, provocaria uma enorme quantidade de energia causando uma explosão atômica.

Após a realização de testes bem sucedidos realizados no novo México, o então presidente dos Estados Unidos, Harry Truman, decidiu lançar duas bombas sobre o Japão, para forçá-lo a deixar a Guerra.

Em 06 de Agosto de 1945, foi lançada a primeira bomba na cidade de Hiroshima, provocando a morte de mais de 200 mil pessoas. Três dias depois (09/08), foi lançada a segunda bomba em Nagasaki, desta vez, provocando mais 150 mil mortes.

Embora mais potente, o ataque a Nagasaki gerou menos mortes em função da localização da cidade que é cercada por montanhas. O número de mortos seguiu aumentando mesmo depois de passados muitos anos, devido a radiação deixada pelas explosões.

O lançamento das bombas atômicas pelos Estados Unidos no Japão, ocasionou (o que já era o desejado pelos Americanos) o fim a Segunda Guerra Mundial, que teve seu término oficialmente em 15 de Agosto de 1945, um dia depois dos japoneses assinarem sua rendição.

O bombardeio de Hiroshima e Nagasaki é considerado o maior ataque armado contra civis da história.

O que achou do nosso artigo sobre as armas utilizadas na Segunda Guerra Mundial? Deixe um comentário:

Principais armas utilizadas na Segunda Guerra Mundial
4.6 (92.31%) 13 Voto[s]


Assine nossa Newsletter

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here