ArtigosCuriosidades Militares

Senta a Pua: FAB na Segunda Guerra Mundial

0
Senta a Pua: FAB na Segunda Guerra Mundial
Senta a Pua: FAB na Segunda Guerra Mundial

Você conhece a história e importância da FAB (Força Aérea Brasileira) durante a segunda guerra mundial? O Brasil não ficou de fora da maior guerra de todos os tempos. Então vem ver o significado de ‘’Senta a Pua!’’ 

Senta a Pua! A FAB teve um papel heróico durante a segunda guerra mundial! Em 1941 Getúlio Vargas criou o Ministério da Aeronáutica, visando aprimorar a estrutura do setor aéreo do Brasil. E durante este período o aprimoramento foi provado da maneira mais convincente possível: no campo de batalha! A FAB foi designada a cumprir missões no solo italiano, rompendo a neutralidade que o Brasil costumava assumir em relação às guerras.

Senta a Pua: FAB na Segunda Guerra Mundial

Senta a Pua: FAB na Segunda Guerra Mundial

Essa grande mudança em relação a neutralidade ocorreu após navios brasileiros serem atacados na Batalha do Atlântico Sul. E em 28 de Janeiro do ano de 1942 o Brasil rompeu qualquer tipo de relação diplomática com os países do Eixo, passando a apoiar oficialmente os Aliados.

Brasil na Segunda Guerra Mundial

A FAB realizou ataques contra o Eixo dentro do território Italiano, junto com os Aliados. Foi um ato de bravura declarar uma ofensiva contra Alemanha e Itália, que eram países poderosos em termos bélicos. E a Força Aérea Brasileira provou seu valor causando danos em seus adversários na Itália.

O ataque da FAB na missão em território italiano foi comandado pelo Capitão Aviador João Affonso Belloc e Major Aviador Nero Moura. O ataque ocorreu no mês de outubro do ano de 1944.

Veja: Principais armas utilizadas na Segunda Guerra Mundial

FAB: Do nascimento a guerra

A força aérea brasileira foi para sua primeira guerra em 3 anos após o seu nascimento! Foi uma evolução e resultado prático surpreendente, levando-se em conta o pouco tempo que teve para se organizar. O Brasil realizou um imenso investimento em infraestrutura, aumento de efetivo e formação. Possibilitando esta participação bem sucedida na maior entre todas as guerras, a Segunda Guerra Mundial.

Alguns pilotos brasileiros chegaram a receber treinamento nos Estados Unidos, adquirindo um grande aprimoramento para participar da guerra.

Além dos ataques aéreos que o Brasil realizou em território italiano, também forneceu equipes médicas para ajudar os aliados na segunda guerra mundial.

Veja: Os Melhores Filmes da Segunda Guerra Mundial

O Sucesso da Força Aérea Brasileira no território Italiano

O ponto mais intenso da participação da FAB na segunda guerra mundial ocorreu no dia 22 de Abril de 1945, no momento em que a ofensiva dos Jambocks somou 44 decolagens em onze missões em um prazo de apenas 1 dia. Foi um feito realmente inacreditável para um único dia. O grupo havia se levantado para realizar o voo a partir das oito e meia da manhã com o objetivo de realizar uma ofensiva contra veículos e estruturas de San Benedetto, e obteve um sucesso além do esperado nesta missão. O número de veículos destruídos passou de 80! E entre eles estavam incluídos tanques, fortes e balsas! O número de alvos destruídos era superior a 100. E esta data do dia 22 de Abril passou a ser comemorado como o Dia da Aviação de Caça no Brasil!

Apesar do grande sucesso, nesta missão o Brasil chegou a sofrer alguns danos, 2 P-47 foram avariados, e 1 chegou a ser abatido, resultando na captura do piloto brasileiro pelos alemães.

Os pilotos da FAB que lutaram na segunda guerra são homenageados até mesmo na Itália! O Tenente Aviador Frederico Gustavo dos Santos passou a ser visto como um herói de guerra pelos italianos, recebeu um monumento em Spilimbergo e homenagens por conta da sua bravura e sacrifício no ano de 1945.

O que significava a Cruz de Ferro que os inimigos alemães utilizaram na segunda guerra mundial? Veja aqui!

O que significa Senta a Pua?

Senta a Pua é o grito de guerra do primeiro grupo de aviação de caça da FAB. Esse termo era usado como uma gíria militar de incentivo durante os combates. Possuía um significado semelhante a ‘’manda bala’’, ‘’mete brasa’’, ‘’desce a lenha’’.

senta a pua

senta a pua

E foi literalmente isso que a Força Aérea Brasileira fez em seus ataques contra o eixo durante a segunda guerra mundial. A missão foi bem sucedida e eles Sentaram na Pua nos Alemães e Italianos!

Entenda o conflito entre China e Taiwan!

Clique para classificar este post!
[Total: 17 Média: 4.3]
felipeblazerz
Redator há mais de 3 anos. Felipe é amante da filosofia e da geopolítica.

    China VS Taiwan: Entenda o impacto da visita de Nancy Pelosi

    Artigo anterior

    A corrida armamentista da Guerra Fria

    Próximo artigo

    Comentários

    Os comentários estão fechados.

    Mais Artigos