ArmasArtigos

Fuzil HK G3 – Um clássico da Guerra Fria

0
Fuzil HK G3
Fuzil HK G3

O Fuzil HK G3 é considerado um clássico da Guerra Fria

O Fuzil HK G3, (Em alemão: Gewer 3)  é uma famosa espingarda que hoje é amplamente utilizada pelo Exército Brasileiro e Português. Ela é fabricada pela famosa Heckler e Koch, e é utilizada em diversos países no mundo todo.

A HK G3 foi desenvolvida por engenheiros da Mauser, eles também foram responsáveis por ajudar a desenvolver o fuzil CETME, e inclusive a G3 teve a sigla CETME estampada nos lados por algum tempo. Há algumas diferenças notáveis entre as duas, a CETME possui apoio de madeira, enquanto a G3 não. 

Fuzil HK G3

Fuzil HK G3

O Fuzil HK G3 substituiu a G1 da Bundeswehr, que era uma espécie de versão modificada da FN FAL Belga.

O sucesso desta arma não poderia ter sido diferente, afinal, ela foi utilizada como armamento de infantaria do exército alemão até 1997, e ainda hoje continua tendo bastante usabilidade por outros países. A HK G3 possui um calibre de 7,62x51mm NATO, e é capaz de abrir fogo automático ou semi-automático. Tem também mecanismos para anexar baionetas e lança granadas.

Fuzil HK G3: Guerra Fria

Durante a década de 50 a Alemanha Ocidental necessitava de um novo armamento de infantaria, para que pudessem impor poder e respeito durante esta era de guerra ideológica e simbólica. E o Fuzil HK G3 se tornou este novo armamento que os alemães ocidentais visavam para vangloriar o exército da Alemanha Ocidental diante da disputa propagandista utilizada na Guerra Fria.

Apesar de todas as restrições que a Alemanha sofreu após sua derrota na segunda guerra mundial, durante a guerra fria, os Estados Unidos tinham interesse de ver uma Alemanha Ocidental demonstrando mais poder do que a Alemanha Oriental. Levando-se em conta que o país foi dividido em 2, uma frente capitalista (ocidental) e outra comunista (oriental). 

Veja: Top 5 melhores metralhadoras médias de todos os tempos

Por essa perspectiva, os EUA apoiavam o crescimento do poder militar da Alemanha Ocidental até certo limite, para que a região pudesse se tornar uma espinha dorsal da OTAN, que fizesse frente ao avanço soviético nestas redondezas. E o fuzil HK G3 foi o símbolo deste poder bélico.

Este fuzil poderoso de 7,62 milímetros permaneceu em uso após a reunificação da Alemanha, demonstrando mais uma vez que ele veio pra ficar!

Fuzil HK G3: Características

Uma das maiores vantagens do HK G3 é a sua praticidade e facilidade de manutenção. Ele é bem mais barato e simples do que seus rivais de mesma modalidade. Ela surgiu em 1950, possui calibre de 7,62 milímetros e pesa mais de 4 kg. 

Hoje ela possui diversas variantes, que aproveitam os moldes da G3, entre essas variantes estão: A sub-metralhadora HK MP5 com calibre de 9 milímetros OTAN, a HK-23, HK-21 e HK33, que são metralhadoras com calibre de 7,62 milímetros. Outra variante bastante notável é o PSG-1.

Fuzil HK G3

Fuzil HK G3

A G3 é um dos rifles com melhores efeitos para batalhas, levando-se em conta que ele é versátil, fácil de controlar, confiável e efetivo.

Veja: Imbel IA2: O fuzil adotado pelo Exército Brasileiro

Um dos elementos mais interessantes do fuzil HK G3 é o Delayed Blowback (sistema de ação com recuo simples retardado). Essa tecnologia faz com que a abertura da culatra atrase. A maior parte do G3 é constituído de aço, dando a ele mais resistência e durabilidade.

HK G3: Games e Filmes

Já era de se esperar que um armamento tão icônico teria um grande destaque nas telas de cinema, principalmente nos filmes de guerra e em jogos!

Uma das aparições mais famosas do Fuzil HK G3 foi no filme Duro de Matar, O Exterminador do Futuro, Jurassic Park e até mesmo em Resident Evil! Ele também teve aparições em seriados aclamados como Supernatural, Lost e Fargo!

No mundo dos games ele teve um enorme destaque em Call Of Duty 4: Modern Warfare. O qual é considerado um dos clássicos dos jogos de guerra, sendo também o precursor do jogo mais emblemático da franquia, o famoso Call Of Duty Modern Warfare 2.

O HK G3 também aparece na franquia GTA, Battlefield, Sniper e diversos outros.

Clique para classificar este post!
[Total: 1 Média: 5]
felipeblazerz
Redator há mais de 3 anos. Felipe é amante da filosofia e da geopolítica.

    Desert Eagle .50 – A Pistola mais forte do mundo

    Artigo anterior

    Os Melhores Filmes da Segunda Guerra Mundial

    Próximo artigo

    Comentários

    Os comentários estão fechados.

    Mais Armas