Curiosidades

Patentes Militares: Hierarquia militar do Brasil

0
Patentes Militares: Hierarquia militar do Brasil

Saiba como é organizada a estrutura da patentes militares das Forças Armadas do Brasil

As Forças Armadas do Brasil são organizadas com base na hierarquia das patentes militares. Exército, Marinha e Aeronáutica, além das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares, seguem a mesma estrutura organizacional, porém, com algumas singelas diferenças.

Há dezenas de cargos diferentes e com as mais variadas funções dentro das instituições militares, todas representadas por suas respectivas insígnias, que são expostas na gola, na manga ou nos ombros do uniforme de cada militar, a depender da patente e do tipo de uniforme em questão.

As responsabilidades relativas a cada posto vão desde os trabalhos mais operacionais dentro das unidades, como a limpeza das instalações, até a tomada de decisões em conjunto com o próprio presidente da República.

Veja: Presidentes Militares que governaram o Brasil

Todas estas patentes, da mais baixa à mais alta, são essenciais para o perfeito funcionamento da instituição e para o cumprimento do dever estabelecido pela Constituição.

Conheça a hierarquia militar da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Aeronáutica.

Praças – Soldados e cabos

As três forças possuem praticamente a mesma denominação para os cabos e soldados de seus quadros, com exceção da Marinha do Brasil, que tem o marinheiro como o equivalente ao soldado do Exército e da Aeronáutica.

Veja: FN FAL – O Braço direito do mundo livre

Estas duas patentes podem exercer inúmeras funções dentro de uma organização militar (OM), mas, no geral, executam tarefas mais operacionais, como a limpeza e organização da estrutura física, serviço de guarda e outros. Além disso, estes militares também podem exercer funções administrativas mais básicas. Pela hierarquia militar, o cabo é o superior do soldado.

Praças – Sargentos

O elo entre o comando e a tropa. Esta é a melhor definição de um sargento. Esta patente é subdivida em outras três patentes militares de nomenclatura comum para as três forças: primeiro sargento, segundo sargento e terceiro sargento, sendo o primeiro sargento a maior entre as três e o terceiro sargento, a menor.

Praças – Suboficiais

Praças – Suboficiais - Patentes Militares: Hierarquia militar do Brasil

Os suboficiais são, por regra, os militares mais antigos dentre os praças. Estes já vivenciaram as funções de todas as patentes de sargento e, muito provavelmente, já possuem mais de 20 anos de serviços prestados. Costumam exercer funções como a chefia de seções administrativas.

Veja também: Imbel IA2: O fuzil adotado pelo Exército Brasileiro

Praça especial

Praça especial

Os praças especiais nada mais são que militares recém chegados da academia de formação de oficiais de cada força. Exercem o mesmo papel que os suboficiais, porém, são superiores aos mesmos. São futuros oficiais em uma espécie de período probatório de 6 meses, onde ocupam a patente de Aspirante, no Exército Brasileiro e na Aeronáutica, e Guarda Marinha na Marinha do Brasil.

Oficiais subalternos

Oficiais subalternos

Platinas de oficiais subalternos

A categoria dos oficiais subalternos é dividida entre primeiro tenente e segundo tenente, sendo o primeiro superior ao segundo. No geral, ambos exercem a função de comando de pelotão, ou seja, uma unidade militar composta por 20 subordinados ou mais, com o limite de 50 subordinados. Nas três forças estas patentes militares recebem a mesma nomenclatura.

Oficiais intermediários

Oficiais intermediários

Platinas de oficiais intermediários

Assim como o sargento é o elo entre o comando e a tropa, os oficiais intermediários são a ponte que liga e estabelece uma comunicação entre os oficiais superiores e os oficiais subalternos. Além disso, estes militares ocupam uma posição onde estão aptos a comandar uma companhia, unidade formada por até 3 pelotões.

Na Aeronáutica e no Exército estes oficiais recebem a patente de capitão, enquanto na Marinha a nomenclatura é capitão-tenente e atua no comando de Navios-Varredores e Navios-Patrulha.

Veja também: Tanques de Guerra do Exército Brasileiro

Oficiais superiores

Oficiais superiores

Platinas de oficiais superiores

Os oficiais superiores exercem funções de comando de acordo com as demandas de suas respectivas instituições, não lidam diretamente com a tropa e estão diretamente ligados com o Estado Maior das Forças Armadas. No Exército e na Aeronáutica são subdivididos, do superior ao subordinado, em coronel, tenente-coronel e major, enquanto na Marinha do Brasil a nomenclatura, também do superior ao subordinado, é capitão de mar e guerra, capitão de fragata e capitão de corveta.

Oficiais generais

Oficiais generais - Patentes Militares: Hierarquia militar do Brasil

Platinas de oficiais generais – Patentes Militares: Hierarquia militar do Brasil

Os oficiais generais são as mais altas patentes militares existentes dentro da estrutura organizacional das Forças Armadas do Brasil. São eles os responsáveis pelo alto comando de cada uma das três instituições militares e são subdivididos da seguinte forma:

Exército Brasileiro

  • Marechal (cargo ocupado única e exclusivamente em caso de declaração de guerra)
  • General de Exército
  • General de Divisão
  • General de Brigada

Marinha do Brasil

  • Almirante (cargo ocupado única e exclusivamente em caso de declaração de guerra)
  • Almirante de Esquadra
  • Vice-Almirante
  • Contra-Almirante

Força Aérea Brasileira

  • Marechal do Ar (cargo ocupado única e exclusivamente em caso de declaração de guerra)
  • Tenente-Brigadeiro
  • Major-Brigadeiro
  • Brigadeiro

O que achou do nosso artigo: Patentes Militares: Hierarquia militar do Brasil – espero que tenha gostado.

Informações: EB

Clique para classificar este post!
[Total: 1 Média: 5]
Higor Mendes
Redator com cinco anos de experiência, apaixonado por história da Segunda Guerra Mundial, política, futebol e curiosidades em geral.

    O que aconteceria se Kim Jong-un atacasse a Coréia do Sul?

    Artigo anterior

    QUIZ: Você é capaz de acertar estas perguntas sobre o Exército Brasileiro?

    Próximo artigo

    Comentários

    Os comentários estão fechados.